O vinho melhora as nossas capacidades

Há sempre algo novo para ler sobre o álcool e os seus possíveis benefícios na saúde. A referência central destes textos é praticamente invariável: a necessidade de beber com moderação e nunca, nunca, beber e conduzir. E é evidente que a Uvinum apoia a 100% toda a prevenção feita neste sentido.

Não obstante, alguns estudos mais recentes têm uma abordagem positiva sobre o consumo moderado de álcool.

A Ciência já demonstrou os benefícios da dieta mediterrânica, como tal, não vamos entrar novamente nesse tema, mas sim revelar o que descobrimos em cinco estudos que indicam o álcool como possível responsável de melhorar as suas capacidades.

A capacidade da dança
No passado mês de Dezembro o The Times publicou os resultados de um estudo elaborado pelo Professor David Nutt, no qual se afirma “seis copos melhoram grandemente a pontuação num jogo de dança de Xbox”. A quantidade referida diz respeito a cerca de uma garrafa de vinho. Por outro lado, parece ser que a dita qualidade, recém adquirida, desaparece para lá das seis bebidas.

A capacidade de falar outras línguas
Segundo um estudo publicado no Journal of Psychopharmacology e realizado pelo King’s College e as universidades de Liverpool e Maastricht, um copo de álcool tem um impacto positivo no desempenho das línguas , segundo os observadores. Logo, na próxima vez que for de férias e faça uma rota do vinho francês ou do vinho italiano, não duvide em beber um pouco de vinho nas tertúlias com a população local.

A capacidade de resolver problemas
Um estudo realizado pela Professora Jennifer Wiley, da Universidade de Illinois, indica que dois copos de vinho ou cerveja podem melhorar, inclusive em rapidez, a capacidade de solucionar enigmas. No entanto, é bom esclarecer que o álcool aumenta a criatividade com a qual resolvemos um problema, porém a capacidade analítica diminui.

O sentido do olfacto
O Instituto de Ciências de Israel demonstrou através de um estudo que, dois copos de álcool para as mulheres, e três para os homens, podem melhorar a sua capacidade olfactiva. Por outras palavras; torna-se mais fácil identificar uma grande variedade de cheiros quando bebemos um pouco. Mas, tal como sucede com outras “habilidades”, esta vantagem desaparece quando se bebe mais do que moderadamente.

Socializar
Segundo um artigo publicado pelo Psychological Science, beber mais do que um copo pode melhor a nossa capacidade de socializar. O álcool parece facilitar a participação em discussões, para além do facto de nos fazer sorrir mais, o que facilita a formação do vínculo social. O que não significa que os shots de vodka estabeleçam relações saudáveis…

 

 TAGS:Quinta de Arcossó Reserva 2011Quinta de Arcossó Reserva 2011

Quinta de Arcossó Reserva 2011

 

 

 TAGS:Duorum 2013Duorum 2013

Duorum 2013

Deixe um comentário O vinho melhora as nossas capacidades