De que modo o vinho afecta a sua alimentação?

 TAGS:undefinedA relação entre vinho e alimentação não está totalmente esclarecida. Por um lado temos a dieta mediterrânica, que aconselha o consumo de um ou dois copos de vinho às refeições e, por outro, está a quantidade de calorias derivada do álcool.

Os estudos sobre a dieta mediterrânica demonstraram que estes hábitos alimentares (e o consumo de vinho) possuem inúmeros benefícios para a saúde, incluída uma melhor saúde cardíaca e menor risco de diabetes tipo 2.

Em relação às calorias, alguns produtores fornecem informação nutricional nas suas etiquetas, apesar de ser difícil saber exactamente quantas calorias consumimos em cada gole.
Apesar dos diferentes hidratos de carbono que contêm, muitos vinhos cumprem os objectivos de baixo consumo de hidratos de carbono. Uma regra geral que nos pode ser útil refere-se à sabor doce do vinho; quanto mais doce for o vinho, maior será o conteúdo em hidratos de carbono. Normalmente, os vinhos tintos e brancos secos são excelentes opções para obter um baixo nível de hidratos de carbono.

Também há que ter em conta outro factor: o álcool interrompe os processo metabólicos, já que, ao ser uma toxina, o organismo não o armazena. Logo, o corp, dedica-se a analisar e a filtrar esta substância que não pode ser armazenada, priorizando este processo sobre toda a metabolização de outros nutrientes, o que significa que os hidratos de carbono consumidos são menos propensos a ser queimados e, o mais provável, é serem descompostos em açúcares, mais tarde armazenados como gorduras.

Porém, afirmar que o álcool engorda não é completamente correcto, a não ser que estejamos perante grandes quantidades. Os nutricionistas afirmam que aquilo que engorda são, possivelmente, os restantes alimentos que cada um ingere, que podem ser convertidos em gordura ao beber em demasia. Estes técnicos também indicam que ao beber álcool acompanhado de proteínas e vegetais, alimentos baixos em hidratos de carbono, é quase impossível sofrer um aumento de peso. Outros nutricionistas e médicos apontam que já foram efectuados muitos estudos sobre os componentes de uma vida saudável e que, um deles, diz respeito ao consumo moderado de álcool.

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