A suspensão dos domínios .wine e .vin desencadearam uma tempestade de opiniões, a comissão europeia concedeu o seu apoio à medida em questão, segundo a qual estes domínios ficarão suspensos durante um período aproximado de dois meses.
Esta decisão é da responsabilidade da Corporação Norte Americana para a Atribuição de Nomes e Números na Internet (ICANN) e pretende ajudar a proteger os detentores de indicações geográficas de aplicativos que possam pôr em risco a integridade do sector em questão.
Por outro lado, Bruxelas têm a opinião de que os programas de domínios .wine e .vin não devem ser iniciados sem que antes se proceda à protecção dos direitos dos produtores de vinho, assim como os seus consumidores.
Antes de da interrupção do uso destes domínios, os utilizadores de internet tinham a possibilidade de os adquirir, tivessem eles, ou não, uma relação directa com as localizações geográficas dos sites de vinho. Uma das consequências mais graves desta possibilidade é a desvalorização económica das denominações de origem controlada, que, evidentemente afecta maioritariamente aquelas que possuem maior valor comercial a nível internacional.
Entre estas denominações de origem, e com grande peso no mercado internacional, estão La Rioja, Porto e Bordeaux. Ainda que possa parecer uma medida extremista, a UE apenas pretende garantir direitos e que as normas de protecção das localizações geográficas sejam respeitadas também na internet.
Outras perspectivas, a da EFOW (Federação Europeia de Vinhos com Denominação de Origem) e a da CECRV (Conferência Espanhola de Conselhos Reguladores) são mais desconfiadas, já que temem que estes domínios sejam atribuídos, no futuro, sem verdadeiro controle e protecção.
Explicit 2010
Explicit 2010
Planalto 2012
Planalto 2012
Deixe um comentário Domínios suspensos – .wine e .vin